Produção de texto:
História em Quadrinhos
Nos
dias 23 e 28 de outubro, os alunos do 7º ano II vespertino, na disciplina de
Língua Portuguesa, produziram Histórias em Quadrinhos, sob orientação do
professor Ademir Giraldello, estagiário de Letras – Unoesc Xanxerê.
Após
o estudo da gramática (interjeições) e do gênero discursivo História em Quadrinhos,
eles produziram suas próprias Histórias em Quadrinhos, aplicando a gramática
estudada ao texto e condizentes com suas características linguístico-textuais e
discursivas.
Acerca
da experiência da produção de uma História em Quadrinhos e itens significativos
nesse processo, para a aluna Laisa Zanchetti, “Foi muito legal, porque eu nunca
tinha percebido como era divertido fazer uma História em Quadrinhos.”
Com
o trabalho desenvolvido, os alunos deram sequência aos estudos das classes
gramaticais e puderam compreender as características genéricas da História em Quadrinhos,
bem como desenvolveram autonomia e capacidade de inferência de estruturas
gramaticais, aprimoraram o domínio, competência e empenho
linguístico-discursivo na língua portuguesa.
“Eu
gostei. Foi bem interessante. Eu aprendi muito. E também foi muito legal
aprender uma matéria nova”. “Eu gostei e achei interessante, porque eu não
sabia como fazer uma História em Quadrinhos. E foi muito bom aprender. Foi
muito divertido”, também contribuem Laisa Zanchetti e Elessandra Antunes.
“Para suplantar a interposição do
artificialismo no trabalho docente, vem à luz a sequência didática – um dos
procedimentos que rompe com práticas de produção de textos ortodoxas. Em suma,
infere-se que, com base em prudentes condições metodológicas, didáticas e
pedagógicas, viabiliza-se a produção de textos condizentes a certo gênero
discursivo e às conjunturas de interações sociais a que ele concerne.”,
corrobora Ademir Giraldello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário